Mar calmo mais uma vez nos Açores! Hoje, passámos um grande dia no mar com grandes avistamentos, graças às espetaculares condições do mar, como num dia de verão.
Começámos a nossa viagem navegando por algum tempo até avistar os primeiros animais. Porém, assim que saímos do porto … surpresa! Um grupo de golfinhos roazes estava à nossa espera! Definitivamente uma boa maneira de começar o dia, com um grupo amigável de animais com crias a nadar muito perto da costa.
Em seguida, continuamos o nosso caminho para outra área indicada pelos nossos vigias, desta vez mais longe. Assim que começámos a aproximar-nos era hora de prestar atenção no horizonte em busca de sopros, porque as baleias pareciam estar lá !!! Começámos a ver os primeiros sopros ao longe, e até as marcas deixadas pelas caudas na água quando nadam perto da superfície. As primeiras informações pareciam indicar que eram baleias sardinheiras, o terceiro maior animal do mundo!
Depois de navegar com os nossos melhores esforços, as baleias pareciam ter desaparecido quando, de repente, um grande sopro apareceu a menos de meia milha de nós. Aproximámo-nos rapidamente e surpresa! Era um cachalote macho enorme! Depois de admirar o animal, resolvemos deixar o seu espaço e sair em busca dos seus pares. Desta vez, um grupo de 11 indivíduos, incluindo fêmeas, juvenis e bebés. Os animais se reuniram enquanto nadavam pacificamente na superfície ou logo abaixo. Às vezes entravam em contacto físico um com o outro.
Depois de um deles dizer-nos adeus com a sua cauda, passámos para a próxima área. Para a nossa última paragem do dia, um grande grupo de golfinhos comuns deliciou-nos com a sua presença, aproximando-se do barco para nadar à proa. Mais uma vez, numerosas mães com bebés fizeram parte do grupo, neste caso vários recém-nascidos, o que podemos afirmar, pelo seu tamanho reduzido e pelas marcas de nascença que ainda apresentavam. Sem dúvida foi uma ótima notícia ver o sucesso reprodutivo destes animais, bem como a confiança com que nos abordaram.
Além destes avistamentos, outro dos nossos barcos teve a sorte de avistar os golfinhos pintados do Atlântico, que vieram passar o verão nas ilhas.
Se também querem ter a oportunidade de apreciar este espetáculo da biodiversidade, não hesitem em reservar bilhete!





























