Berçário de cetáceos!

Mar calmo mais uma vez nos Açores! Hoje, passámos um grande dia no mar com grandes avistamentos, graças às espetaculares condições do mar, como num dia de verão.

Começámos a nossa viagem navegando por algum tempo até avistar os primeiros animais. Porém, assim que saímos do porto … surpresa! Um grupo de golfinhos roazes estava à nossa espera! Definitivamente uma boa maneira de começar o dia, com um grupo amigável de animais com crias a nadar muito perto da costa.

Em seguida, continuamos o nosso caminho para outra área indicada pelos nossos vigias, desta vez mais longe. Assim que começámos a aproximar-nos era hora de prestar atenção no horizonte em busca de sopros, porque as baleias pareciam estar lá !!! Começámos a ver os primeiros sopros ao longe, e até as marcas deixadas pelas caudas na água quando nadam perto da superfície. As primeiras informações pareciam indicar que eram baleias sardinheiras, o terceiro maior animal do mundo!

Depois de navegar com os nossos melhores esforços, as baleias pareciam ter desaparecido quando, de repente, um grande sopro apareceu a menos de meia milha de nós. Aproximámo-nos rapidamente e surpresa! Era um cachalote macho enorme! Depois de admirar o animal, resolvemos deixar o seu espaço e sair em busca dos seus pares. Desta vez, um grupo de 11 indivíduos, incluindo fêmeas, juvenis e bebés. Os animais se reuniram enquanto nadavam pacificamente na superfície ou logo abaixo. Às vezes entravam em contacto físico um com o outro.

Depois de um deles dizer-nos adeus com a sua cauda, passámos para a próxima área. Para a nossa última paragem do dia, um grande grupo de golfinhos comuns deliciou-nos com a sua presença, aproximando-se do barco para nadar à proa. Mais uma vez, numerosas mães com bebés fizeram parte do grupo, neste caso vários recém-nascidos, o que podemos afirmar, pelo seu tamanho reduzido e pelas marcas de nascença que ainda apresentavam. Sem dúvida foi uma ótima notícia ver o sucesso reprodutivo destes animais, bem como a confiança com que nos abordaram.

Além destes avistamentos, outro dos nossos barcos teve a sorte de avistar os golfinhos pintados do Atlântico, que vieram passar o verão nas ilhas.

Se também querem ter a oportunidade de apreciar este espetáculo da biodiversidade, não hesitem em reservar bilhete!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like